SOCIAL MEDIA

Livros e... Dedicatórias

domingo, 3 de março de 2013

Saudações leitores!
Aposto que todos que estão lendo esta postagem já tiveram ou tem pelo menos um livro com dedicatória que ganhou de presente de aniversário, natal, namorado etc... São muitas datas e sentidos para se ganhar um livro e para ter nele uma dedicatória. Vale frisar que dedicatórias são sentimentos escritos numa página de livro e elas podem ser ácidas ou sentimentais, românticas, de amizade, carinho, diretas e indiretas, enfim... Algumas vem relacionadas ao conteúdo dos livros outra não... Tem gente que dá livros que nunca leu, mas que acha que ele é a cara da pessoa para quem vai dar, então apenas abre o peito de faz uma dedicatória, outras pessoas dá livros que já leu e que acha que aquela história tem algo a ver com a pessoa e faz uma dedicatória cheia de significados que ficam ocultos até a pessoa ler e conhecer a história também. Como eu disse há muitos motivos para dar livros e escrever uma dedicatória tantos que é quase impossível escrevê-los aqui, mas toda e qualquer dedicatória carrega um pedacinho de sentimento e de uma história.
livro me dado e dedicado pela minha amiga Mari, no Nivertal (niver e natal)
Eu particularmente me recuso a ganhar um livro de alguém especial e ele não vir com dedicatória, acho indelicado, eu gosto de saber o porquê a pessoa escolheu aquele livro para me dar. Para mim, isso é imensamente importante! Saber principalmente que a pessoa, quando viu o livro, lembrou-se de mim e que, de certa forma, conhece meu gosto literário chega a encher meus olhos de lágrimas de emoção.
livro me dado e dedicado pela minha amiga Poly, em meu niver.
Outra coisa fascinante nas dedicatórias é quando as encontramos num livro em um sebo e ficamos imaginando a história por trás da dedicatória e como aquele livro, com aquela dedicatória foi parar naquele sebo. Ponderar sobre isso é tão fascinante quanto ler o próprio livro! Algumas dedicatórias que já li por aí chegaram a me emocionar muito. Há até pessoas que colecionam livros com dedicatórias dos outros e quando encontram um livro assim não se controlam e acabam levando pra casa. [Conhecem alguém assim?]
Sim, ler a dedicatória alheia é um dos meus hobbies [amigos se vocês tiverem livros com dedicatórias as quais não posso ler, esconda-os]. Gosto de lê-las porque me faz sentir um pouco da emoção de quem escreveu e de quem recebeu. Novamente o lance: as histórias por trás de uma dedicatória são sempre envolventes. E se eu pego um livro com dedicatória fico tentada a ler e descobrir os sentimentos por trás de cada palavra da dedicatória: indelicadeza? Pode até ser, mas a curiosidade vibra quando vejo uma dedicatória e a necessidade de ler tira toda a minha racionalidade e nem me deixa perguntar "Posso ler?", quando vejo já li. Na cara de pau: não quer que eu leia suas dedicatórias então não as deixem assim tão acessíveis.
livro que dei e dediquei à minha amiga Poly
De tudo isso que expus, muito ainda poderia falar, mas para resumir: tenho certeza absoluta que receber um livro com dedicatória de alguém significa que você é especial para essa pessoa que lhe deu e tudo fica ainda mais lindo quando essa pessoa é igualmente especial para você.
Há na rede um tumblr que muito me encanta e que mostra diversas dedicatórias e cada uma com uma história por vezes emocionante, de superação, amizade, amor enfim... o nome do tumbr é Eu Te Dedico e, provavelmente, muitos de vocês já ouviram falar.
Esse tumbr é um projeto lindo [que admiro bastante] mantido graças a colaboração de leitores e segundo o próprio projeto: "Um livro com dedicatória é um livro com duas histórias, uma que começa no primeiro capítulo e uma que começou antes de se passarem as páginas. Dedicar é gravar uma intenção ou sentimento, e a proposta deste projeto é registrá-los". Então se vocês tiverem livros com dedicatórias e quiserem compartilhar essas histórias não deixem de colaborar (saiba como AQUI).
Com certeza, há milhares de pessoas que, como eu, gostam de ler as dedicatórias alheias... Sabe, mania de leitor é algo meio bizarro mesmo: cheiro de livro, sentir a textura das páginas, rituais e posições para leitura, ler dedicatórias... essas coisas...
Então, queridos, gostaram do post? Vocês têm livros com dedicatórias em casa? O que acham de livros com dedicatórias? Digam-me nos comentários a opinião de vocês.

Camila Márcia

6 comentários :

  1. Acho bem legal livros com dedicatórias, é como você mencionou, é algo especial. Gostei da ideia desse tumblr, tenho alguns livros com dedicatórias em casa e acho que dá para participar não?

    Bjs e belo post ;)

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Mila!
    Eu gosto de dedicatórias, mas eu não gosto de escrever na primeira página do livro, sempre coloco em um papel separado. Porque você sabe, se a pessoa não gostar do livro, vai ser mais difícil ela trocar porque muita gente acha que essas dedicatórias tiram o valor do livro. E com o papel ou uma cartinha separada, a pessoa pode guardar isso com carinho. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Pronto, a Luara falou tudo!
    Tanto para troca quanto para continuar com o livro, não gosto quando há dedicatórias nas páginas, nem anotações... nada que envolava meus livros e canetas, sabe?

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito
    {ah, eu tô seguindo. Se quiser retribuir ficarei muito agradecida :D}

    ResponderExcluir
  4. Discordo da Gislaine e Laura. Porque se eu dou um livro não quero que a pessoa se desfaça dele, e antes de dar, eu preciso saber o minimo do gosto dela, concorda? A melhor dedicatória que eu ganhei foi em Êxtase, que minha amiga colocou: Lucas, obrigada por ter me ensinado a gostar de ler. Esse foi o melhor presente que alguém poderia me dar.

    AMEI hahaha ótimo post
    http://descobrindolivros.blogspot.com.br/2013/03/resenha-antes-de-dormir.html
    Atualizado. Comenta? Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oii Camila!!

    Poucas pessoas me dao livros =|
    Mas quando ganho gosto de saber o pq me deram ele, especialmente se foi algo que leram. Só que não gosto que escrevam no meu livro, e tb evito escrever, me da um desespero rsrs.
    Pra mim só o autor pode escrever no livro, ele pode rabiscar as primeiras paginas inteirinhas rs(comentei isso com um escritor e ele ainda escreveu "rabisco mesmo" rs)

    Nunca tinha pensado que as dedicatorias contam uma "historia". vou reavaliar o que penso delas rsrs. So tenho um livro com dedicatoria mesmo.

    Adorei o post ;)

    Bjoo

    ResponderExcluir
  6. Que legal também fiz um post sobre isso no meu blog!
    http://meninaderosas.blogspot.com.br/2013/03/eu-te-dedico.html

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!

Instagram