Resenha 43#: “Laços de Família” de Clarice Lispector

Saudações Leitores!
Hoje vou disponibilizar a resenha de um dos livros que recentemente li para a faculdade, e tenho que admitir que ler Clarice Lispector nos deixa aquela sensação de leveza, como se fossemos pluma e a autora estivesse soprando a gente para todos os lados. Um excelente livro que de tão excelente não se pode encontrar palavras boas o suficiente para descrevê-lo.


Laços de Família, Clarice Lispector, 25ª. ed, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1994, 168 pág.

A Ucraniana naturalizada brasileira, Clarice Lispector, dispensa apresentação. Com uma obra literária vastíssima e um dos clássicos da literatura brasileira, escreveu romances, contos, crônicas, etc.
Nesta obra em particular somos apresentados a treze contos: “Devaneio e Embriagues de uma Rapariga”, “Amor”, “Uma Galinha”, “A Imitação da Rosa”, “Feliz Aniversário”, “A Menor Mulher do Mundo”, “O Jantar”, “Preciosidade”, “Os Laços de Família”, “Começos de Uma Fortuna”, “Mistério em São Cristóvão”, “O Crime do Professor de Matemática” e “O Búfalo”.
Falar de qualquer obra de Clarice Lispector sempre me deixou sem palavras, e elas me fogem agora também, mas posso afirmar que uma há uma linha divisória em nossa vida após ler Clarice: nunca mais seremos os mesmos leitores e isso é fato. Como uma escritora é capaz de tirar os pés de cada leitor do chão e deixa-los flutuando indo contra todas as leis da gravidade. Acredito que flutuar é a formula secreta para se ler Lispector e o livro “Laços de Família” vem a mostrar situações cotidianas e rotineiras quebradas gerando uma perfeita confusão de reflexões.
Tenho que admitir que ler Clarice Lispector não é fácil, necessita-se de muita concentração, pois seus contos e romances são de cunho psicológico e exige que você esteja atento a leitura. Percebemos a delicadeza da autora em cada um dos contos e a forma como Clarice narra e descreve as reflexões deixam o leitor instigado.
Como falei inicialmente, Clarice dispensa comentários e sua leitura exige leitores proficientes, capazes de se entregar e se deixar flutuar. Não posso deixar de indicar a leitura de “Laços de Família”, em especial dos contos: “Devaneio e Embriagues de uma Rapariga”, “Amor”, “A Imitação da Rosa” e “Preciosidade” que foram os que mais me encantaram.
  
Camila Márcia

7 comentários:

  1. Clarice Lispector é sempre maravilhosa. Gosto desse livro, meu destaque vai para os contos: “O Crime do Professor de Matemática” e “O Búfalo" são ótimos!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É sempre bom ler Clarice, mas você tem que ter uma dose de paciência com as viagens dela... kkkk Adoro Clarice, mas mesmo assim a reconheco como uma leitura dificil.

    ResponderExcluir
  3. Caramba, parece bom. Tem um livro da Clarice que eu tenho vontade de ler e até já vi um pedaço do filme inspirado, na TV Cultura. Se chama 'A hora da Estrela'...
    Tá na hora de deixar o preconceito com a literatura nacional de lado rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Simplesmte AMO a Clarice, é um livro melhor do que o outro. Apesar a leitura ser dificil os livros são sempre maravilhosos. Gosto da A hora da estrela.

    bjos,
    http://www.just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Clarice é mesmo uma diva. Ela sempre se destaca em suas obras. Ela tem contos para ler como destração, tem uns que já usei para fazer trabalhos escolares, e tem uns que são simplesmente marcantes, que lhe dão uma verdadeira lição de vida. Simplesmente marcante a Lispector :)

    ResponderExcluir
  6. As melhores frases que tenho em mente, e que sempre me lembro, são as da Clarice. Ela consegue abordar todos os assuntos, de um modo fascinante. Os livros/frases dela nos prende nas páginas, como se tivéssemos que ler tudo de uma só vez :) Adoro a Clarice.

    ResponderExcluir
  7. Clarice Lispector já virou lenda. Todos os seus livros, que foram tão bem vendidos, carregam em si importantes experiências que, narradas em primeira ou em terceira pessoa, nos fazem viajar junto com suas palavras... Realista ou ficcional não importa, o que importa é que essa renomada autora tem o talento requerido para ser conhecida internacionalmente. (:

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo Comentário!!!!